http://www.aida.org.br/index.php

                                             2ª Edição/Julho 2016

Ivy Cassa, diretora de relações
internacionais da Aida

 

Qual a importância de a Aida Brasil ter realizado um evento no Chile?

Ivy: A ida da delegação brasileira ao Chile, em junho, representou um marco nesta gestão que iniciou no final de março, pois foi o primeiro evento internacional que realizamos fora do território brasileiro, desde que assumimos. Consideramos uma vitória, já que uma de nossas propostas para este biênio é intensificar o intercâmbio de conhecimento, uma vez que a Aida é uma associação internacional, presente em 73 países. A ideia de iniciarmos pelo Chile veio tanto pela proximidade física como também motivada pelo fato de a sede da Arias Latam (Tribunal de Arbitragem e mediação da AIDA) ter sede em Santiago. Além disso, vínhamos estreitando o relacionamento com aquele país desde o ano passado, quando trouxemos um palestrante chileno para falar sobre previdência privada no Congresso Nacional da Aida.

Vocês têm planos de realizar outros eventos envolvendo previdência privada com o Chile?

Ivy: Nessa ida ao Chile, fui também convidada para assistir a uma palestra sobre a reforma da previdência e o futuro das rendas vitalícias. Eles estão vivendo um momento de preocupação com a saúde financeira do regime de previdência, semelhante ao nosso. Estão propondo algumas medidas nas quais também vimos pensando aqui no Brasil, como, por exemplo, estabelecer a mesma idade para aposentadoria entre homens e mulheres, o que é um tema bastante polêmico. Devemos aprofundar o estudo desse tema nos próximos meses, fazendo um estudo de direito comparado, aproveitando alguns dos dados que eles apresentaram nesse seminário e o contato estabelecido com os palestrantes.

Quais os resultados desta visita ao Chile?

Ivy: Planejamos realizar um seminário aqui no Brasil, convidando os colegas da Aida Chile para reproduzirmos e repercutirmos a discussão que tivemos lá. Além disso, estabeleci contato com o coordenador do curso de Direito do Seguro da Pontifícia Universidade Católica de Santiago, e propus a realização de um curso de direito do seguro comparado entre Brasil e Chile. O projeto foi aprovado na nossa última reunião da diretoria e agora será submetido à apreciação da diretoria da Universidade. A expectativa é de que possamos colocar essa ideia em prática até o ano que vem.

Voltar