http://www.aida.org.br/index.php

 Edição/Julho 2016

 

Nesta segunda edição do Jornal da AIDA BRASIL foram entrevistadas a diretora internacional Ivy Cassa e a presidente do GNT de Soluções de Conflito Vivien Lys Porto Ferreira da Silva.

A nossa diretora detalha o precioso acordo de colaboração em andamento com a Pontifícia Universidade Católica do Chile e os benefícios que esta aliança trará aos nossos associados. Já Vivien discorre sobre o evento realizado em parceria com a  AIDA CHILE e a ARIAS LATAM, ocorrido em Santiago, com importantes  consequências para o desenvolvimento da arbitragem e da mediação para a América Latina. Diante destes novos acordos e projetos, o diretor de comunicação Juliano Ferrer expõe as vantagens em ser um associado da AIDA. 

Já em solo brasileiro foram realizados também importantes eventos. No dia 09 de junho o presidente do GNT de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade, Pery Saraiva, levou seus conhecimentos ao Café com Seguro da ANSP.  O Sindseg-SP recebeu a AIDA para o evento Riscos Extremos, coordenado pelos GNT de RC e Crédito e Garantia, nas pessoas de seus presidentes Sergio Mello e André Tavares. O encontro atraiu lideranças do mercado e consolidou a preocupação de todos com aqueles riscos possíveis de ocorrência na margem da imprevisibilidade. 
Junto a OAB RS, sob a coordenação do presidente da Comissão de Seguros daquela seção e associado AIDA Dr. Marcelo Barreto Leal, discutimos a Previdência e seus impactos frente à longevidade, num encontro entre a Ciência Atuarial e o Direito.

O Rio de Janeiro foi palco de três eventos importantíssimos: o primeiro coordenado pelo GNT de Novas Tecnologias trouxe para discussão a Dra. Patricia Peck e sua experiência inquestionável no mundo dos bits e contratos, com a parceria da CNSEG. No último dia 04, no auditório da Escola Nacional de Seguros – Funenseg, dividimos o microfone e o pensamento, com o Clube das Luluzinhas, sobre o impacto da violência contra a mulher e os seguros de pessoas e saúde, tendo a Dra. Valeria Sacarance enriquecido o debate com seu profundo conhecimento no assunto. No dia seguinte, foi a vez do GNT do CPC lançar, em solo fluminense, a segunda edição do seu livro, contando com  a palestra do eminente Des. Alexandre Câmara. 

Dentro de casa o trabalho também é intenso, iniciamos a atualização do nosso site que ganhou dinamismo e ao final tornar-se-á importante ferramenta de consulta; publicamos nosso primeiro Boletim GNT, visando a divulgação dos trabalhos de nossos grupos; e no último dia 09, demos início às obras em nossa sede. A ideia é tornar nossos espaços físico e virtual, mais modernos e adequados para atender às necessidades de nossos associados e em especial os trabalhos de nossos grupos. Fique atento a data de inauguração da nossa nova sala!

No jornal, também constam entrevistas em vídeo dos presidentes de nossos Grupos de Trabalho. Confiram abaixo, os destaques deste mês.

Espero que todos tenham uma boa leitura.

Qual a importância de a Aida Brasil ter realizado um evento no Chile?

Ivy: A ida da delegação brasileira ao Chile, em junho, representou um marco nesta gestão que iniciou no final de março, pois foi o primeiro evento internacional que realizamos fora do território brasileiro, desde que assumimos. Consideramos uma vitória, já que uma de nossas propostas para este biênio é intensificar o intercâmbio de conhecimento, uma vez que a Aida é uma associação internacional, presente em 73 países. A ideia de iniciarmos pelo Chile veio tanto pela proximidade física como também motivada pelo fato de a sede da Arias Latam (Tribunal de Arbitragem e mediação da AIDA) ter sede em Santiago. Além disso, vínhamos estreitando o relacionamento com aquele país desde o ano passado, quando trouxemos um palestrante chileno para falar sobre previdência privada no Congresso Nacional da AIDA.

             Leia mais     

 

 

Drª Ivy Cassa, diretora de relações internacionais

 

 

Realizado em 20 de junho, o evento organizado pela AIDA Chile e a ARIAS LATAM marcou o fortalecimento da parceria entre as duas instituições por meio da divulgação da lista de árbitros brasileiros especialistas na área de seguros e resseguros. Estes árbitros foram chancelados para integrarem a lista da ARIAS LATAM, que se torna referência na América Latina como Tribunal Arbitral para a Solução de Conflitos na área securitária. A lista foi entregue pela Presidente Ana Rita Petrarolli ao Presidente da ARIAS LATAM, Alberto Labbé Valverde.

                       Leia mais     

 

Drª Viven Lys, presidente do GNT de Solução de Conflitos


Fonte: Site TheActuary


Half of UK motorists find insurance confusing


Some 48% of drivers believe car insurance is “too confusing”, with the overwhelming majority (86%) saying it needs to be easier to understand, according to a new study.

survey of 2,000 UK drivers revealed 51% did not know how premium is calculated and two fifths were unclear why prices may fluctuate year to year.

Commissioned by Co-op Insurance, the research found more than a third (36%) did not understand how their policy is priced in relation to the choice of their vehicle.

Leia mais

Assista a entrevista do Presidente do GNT de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade, Pery Saraiva Neto, e saiba mais sobre os trabalhos do grupo.

Juliano Ferrer,Presidente do Grupo Regional de Trabalho - Região Sul da AIDA, explica as atividades da entidade e as vantagens de ser associado. Confira!  

Assista a entrevista do Presidente do GNT de Seguro de Crédito e Garantia, André Tavares, e saiba mais sobre os trabalhos do grupo.


   

• AIDA participa de evento sobre Lições de Mariana
• Riscos Extremos são debatidos pela AIDA Brasil
• GNT de Novas Tecnologias e CNseg debateram a Segurança da Informação
• AIDA e OAB/RS discutiram o impacto da longevidade e Previdência
• CNseg e Aida discutem novo Código de Processo Civil

Próximos eventos:
 

04/08 - Seminário AIDA"Sistema de mediação, conciliação e arbitragem no âmbito da Previdência Privada. Caminho para a solução de conflitos” - São Paulo
04/08 -  Compliance, fraude no mercado de Seguro e nova lei anticorrupção
08/08 -  Seminário AIDA: Porto Alegre no olho do furacão
21,22 e 23/09 - XVIº Congresso Nacional de Derecho de Seguros - Argentina
03 e 04/10 - Reunião do Conselho da Presidência da AIDA Internacional e Reuniões Conjuntas dos Grupos Internacionais e do Cila -  Lima - Peru
03 e 04/11 - Vith AIDA Europe Conference - Viena, Áustria

Mais informações:


Produção: Oficina do Texto Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Paulo Alexandre