46ª EDIÇÃO - DEZEMBRO/2022

RISCOS GOVERNAMENTAIS
PERSPECTIVAS E OPORTUNIDADES

Dia 08 de Novembro, a Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP realizou uma palestra com o tema “Riscos governamentais – perspectivas e oportunidades”, em mais uma edição do Café com Seguro. A live foi apresentada pelo Diretor da ANSP, Ac. Edmur de Almeida, e pelo Presidente, João Marcelo dos Santos. Foi moderada pela Advogada Amanda Barbieri Estancioni e pelo Ac. Jorge Eduardo de Souza. Teve como palestrantes os Acadêmicos Luis Felipe L. Cozac, Luiz Macoto Sakamoto, Sergio Hoeflich e pelo Presidente do CENAM, Livio Giosa. O evento foi organizado pela Cátedra de Gestão de Risco, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza.

Confira!

O SEGURO DE CRÉDITO NO
MERCADO BRASILEIRO

Dia 22 de novembro, a Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP realizou o encontro sobre o tema “O Seguro de Crédito no Mercado Brasileiro”, em mais uma edição do Café com Seguro. A live foi apresentada pelo Presidente da entidade, Ac. João Marcelo dos Santos, e moderada pelo Coordenador da Cátedra de Riscos Financeiros e Diretor da ANSP, Ac. Rogério Vergara. Teve a participação do Gerente Executivo de Vendas da Coface do Brasil , Ricardo Costa, do Diretor de Crédito & Risco Político da Lockton Corretora de Seguros, Guilherme Bastos, e da Gerente de Crédito e Cobrança do Grupo Lactalis, Angélica Pereira.

Confira!

Gerência de Riscos

Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 04 de novembro.  O encontro teve como objetivo alinhar o conteúdo final do Café com Seguro live realizado no dia 08 de novembro às 18h com o tema Riscos Governamentais: Perspectivas e oportunidades. 

Cátedra de Agronegócio


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Joaquim Neto, se reuniu no dia 07 de novembro.  Na ocasião, foi definida a agenda de reuniões do próximo ano. Além disso,  foi discutido sobre as informações sobre produção de artigos – regras e espaços; ideias para realização de evento em 2023; Tema de debate - ZARC - A necessária observação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático pelo produtor rural/segurado e os aspectos da vulnerabilidade na relação de consumo, entre outros assuntos.  

Gerência de Riscos


Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 23 de novembro.  Na ocasião, foi dada as boas-vindas a nova Acadêmica Joceli Pereira. Além disso, foram colocados em pauta os resultados do evento Café com Seguros e, também, os temas que deverão ser tratados no ano de 2023.

Tecnologia e Cyber Risks


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Mauricio Bandeira, se reuniu no dia 01 de dezembro.  No encontro, foi tratado sobre o mercado de Riscos Cibernéticos, com foco em temas correlatos, tais como, estado do mercado de seguros, eventos recentes de ataques e problemas decorrentes nas empresas atacadas, evolução da regulação brasileiras (ANPD) e, também, foi previsto um Café com Seguro no próximo ano.

Educação em Seguros


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sérgio Hoeflich, se reuniu no dia 06 de dezembro.  Na ocasião, foi realizada a apresentação da nova Acadêmica Regina Lacerda empossada no dia 19 de outubro de 2022. A Suzana Opatrny, conveniada à ANSP como dirigente do Instituto Techmail (ITM) propôs uma pesquisa sobre o perfil sócio econômico dos jovens aprendizes no segmento de seguros utilizando a base de dados do instituto (ITM).

Ciências Atuariais


A Cátedra, coordenada pela Ac. Magali Zeller, se reuniu no dia 13 de dezembro.  No início do encontro virtual, o coordenador explanou sobre a movimentação que será realizada no próximo ano através de outras Cátedras, para desenvolvimento de questões atuariais, frente a tantas mudanças de regulamentação, e com isso uma melhor participação do grupo.

Proteção ao consumidor


 A Cátedra de Proteção ao Consumidor, coordenada pelo Ac. Wagner Sergio Zaveri, se reuniu nos dias 10 e 30 de novembro e 14 de dezembro. Nos encontros, foi colocado em pauta o alinhamento dos temas a serem discutidos no evento em conjunto com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), que estão previstos para fevereiro e março do próximo ano.

Cátedra

Coordenador

Data

Agronegócio

Joaquim Neto

08/02 às 10h00

Ciências Atuariais

Magali Zeller

16/02 às 11h00

Ciências Atuariais

Magali Zeller

16/03 às 11h00

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
Alameda Santos 2335 - 11º andar, conjunto 112
 Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01419-002
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.