44ª EDIÇÃO - AGOSTO/2022

Na última terça-feira (23), a Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP realizou um debate com o tema “Seguro de transporte em juízo: Temas polêmicos e atuais”, em mais uma edição do Café com Seguro. A abertura da live teve a participação do Diretor da instituição, Artur Luiz Souza dos Santos e do presidente, João Marcelo dos Santos. Foi moderada pelo Corretor de Seguros, advogado e catedrático da ANSP, Ac. Thiago Marques Fecher. Contou também com as presenças dos debatedores Ac. Paulo Henrique Cremoneze e Ac. Paulo Rogério Haüptli, que explanaram sobre Sub-rogação e foro estrangeiro de eleição, tema 210 do STF: Convenção de Montreal e Limitação de responsabilidade e roubo de carga, respectivamente.

Confira!

Saúde

A Cátedra, coordenada pelo Ac. Josafá F. Primo, se reuniu no dia 07 de julho. Na ocasião, foi comentado sobre a importância norteadora da sub-rogação previsto nos artigos 346 a 351 do Código Civil, que traduz o cumprimento da obrigação por terceiro, com a consequente substituição de credores, para crédito no mutualismo, em caso de acidentes pessoais causados por um terceiro, que o deve impreterivelmente cumprir com suas responsabilidades. Além disso, o grupo começou a alinhar a realização de um Café com Seguro.

Gerência de Riscos


A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 18 de julho.  Na ocasião, por sugestão do Ac. Jorge Eduardo, foi convidado o Sr. Livio Giosa, consultor e especialista em administração pública, para opinar sobre a realização de um evento sobre Gestão de Riscos e cidades inteligentes visando identificar oportunidades para o setor de seguros no setor governamental.

Atuariais


A Cátedra de Ciências Atuariais, coordenada pelo Ac. Magali Zeller, se reuniu no dia 09 de agosto.  Dando continuidade aos trabalhos da Cátedra, para o desenvolvimento do seguro em pontos iniciados nas reuniões anteriores pela Ac. Magali, a Ac. Sandra apresentou o professor Ulysses e relacionou os motivos pelo qual fez o indicou para ANSP. O projeto do professor é construir um material acessível para professores e alunos do ensino médio/superior com objetivo de usar os modelos atuariais em aulas e atividades de ensino e, com isso, usar a Educação Atuarial como fomentador da Cultura de Seguros e Previdência do Brasil.

Gerência de Riscos


A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 24 de agosto.  Na ocasião, entre vários assuntos, foi feita a avaliação da sugestão elaborada pelo Sr. Livio Giosa, sobre a materialização da ideia de se identificar oportunidades para o setor de seguros no processo de Gestão de Riscos da administração pública.

Responsabilidade Civil


A Cátedra de Responsabilidade Civil, coordenada pelo Ac. Felipe Paes Barreto, se reuniu no dia 25 de agosto.  Na ocasião, o coordenador se manifestou sobre o compromisso da disseminação do conhecimento através dos canais que a ANSP dispõe. Também foi comentado sobre o compromisso da nossa última reunião em elaboramos no mínimo dois “Cafés com Seguro” até o final do ano.

Educação em Seguros


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sérgio Hoeflich, se reuniu no dia 26 de agosto.  No encontro online, foi realizada a apresentação dos novos participantes ex-alunos dos MBA da ENS e FGV e Acadêmicos a serem empossados no dia 19/10. Logo após, foi feito o informe para alinhamento dos propósitos da Cátedra, o Acadêmico Sérgio Nobre fez a leitura da pauta para o seguimento da reunião que iniciou-se com a proposta de um Café com Seguro, ainda em 2022, sobre a “Formação do profissional de Seguros” e, em seguida,  foram feitas propostas de pesquisas e artigos.

Cátedra

Coordenador

Data

Ciências Atuariais

Magali Zeller

13/09 às 11h00

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

13/09 às 17h00

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio

28/09 às 15h30

Café com Seguro - Transportes

Paulo H. Cremoneze

28/09 às 18h00

Café com Seguro - Resp. Civil

Felippe P. Barretto

26/10 às 18h00

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
Alameda Santos 2335 - 11º andar, conjunto 112
 Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01419-002
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.