43ª EDIÇÃO - JUNHO/2022

O Ac. Joaquim Francisco R. Cesar Neto
 assumiu a coordenação da
 Cátedra de Agronegócio.

Ac. Wady José Mourão Cury
 assumiu a vice-coordenação da
 Cátedra de Agronegócio.

Dia 25 de maio, a  ANSP realizou uma palestra com o tema “A nova previdência do servidor público”. A live foi apresentada pelo Diretor da instituição, Ac. Edmur de Almeida, e pelo Presidente, Ac. João Marcelo dos Santos. Foi moderada pelo Ac. Sérgio Rangel, que é Coordenador da Cátedra de Previdência Complementar Fechada e contou com a contextualização pelo Ac. João Marcelo Carvalho.

Confira!

No último dia 28, a Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP – realizou uma palestra com o tema “Resseguro no Brasil e um case de saúde suplementar” na quarta edição do Café com Seguro do ano de 2022. A “live” foi apresentada pelo Presidente, Ac. João Marcelo dos Santos. E contou com a participação de Ac. Magali Zeller, Sr. Rafael Abad, Ac. Antonio Westenberger, Sr. Ricardo R. Filho e Sr. Felipe Pereira.

Confira!

 Previdência Fechada


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sérgio Rangel, se reuniu no dia 10 de maio. Na ocasião, o grupo fez uma exposição a respeito do contexto atual da Previdência Complementar no Brasil, com foco nas propostas de alterações das Leis Complementares nº 108 e 109/2001. Além disso, discutiram sobre o Café com Seguro live realizado no dia 25 de maio com o tema A nova previdência do Servidor Público.

Seguro de Pessoas


A Cátedra de Seguro de Pessoas, coordenada pelo Ac. Ronald Kauffman, se reuniu no dia 11 de maio. O coordenador iniciou a reunião fazendo um relato dos objetivos das reuniões para o ano de maneira que sejam mais frequentes. Também destacou a agenda da reunião com os seguintes pontos: Seguro com prêmio “grátis”  e Overview do mercado de seguro de pessoas pré e pós pandemia.

Ciências Atuariais


A Cátedra, coordenada pela Ac. Magali Zeller, se reuniu no dia 17 de maio. Na ocasião, o grupo colocou em pauta os tópicos para organização do Café com Seguro live com o tema Resseguro no Brasil e um case de saúde suplementar que foi realizado no dia  28 de junho de 2022 às 18h pelo canal da ANSP no Youtube.  

Gerência de Riscos


A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 25 de maio.  Na ocasião, foram abordados: Temário sobre o evento colaboração do setor de seguros no desenvolvimento de cidades inteligentes e programa Meg Tr.; Alternativas para o envolvimento do setor de seguros na administração de riscos dos municípios e, também, a identificação de apoios institucionais ao projeto de GR em municípios.

Riscos Financeiros 


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Rogério Vergara, se reuniu no dia 22 de junho. O encontro abordou a realização de uma edição do Café com Seguro com a proposta: debate sobre a operação do seguro de crédito em empresas já seguradas. Para o tema Seguro de Garantia, foi proposta a atuação conjunta da ANSP com a Comissão do Sincor/Fenacor na construção de reuniões com segurados (públicos e privados) para debater as mudanças e ajustes da Circular Susep 662/22, no sentido de indicar quais são os limites operacionais do mercado.

Gerência de Riscos


A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 29 de junho.  Na ocasião, o grupo discutiu sobre a realização de um evento de colaboração do setor de seguros no desenvolvimento de cidades inteligentes e programa Meg Tr. 2.2 e, também, a elaboração de um artigo em conjunto com outras Cátedras para abordar o tema Lições de Covid.

Cátedra

Coordenador

Data

Saúde

Josafá F. Primo

07/07 às 16h00

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

Nova data* 12/07 às 17h00

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio

27/07 às 15h30

Ciências Atuariais

Magali Zeller

09/08 às 11h00

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
Alameda Santos 2335 - 11º andar, conjunto 112
 Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01419-002
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.