http://www.aida.org.br/index.php

                                                                                 1ª Edição/Junho 2016

 

O Comitê Acadêmico da AIDA divulgou o resultado do concurso "Premio CILA a la Excelencia Académica" edición 2015/2016 - In memóriam Dr Arturo Díaz Bravo. O trabalho vencedor foi elaborado pelo Dr. Gregorio Garro, membro de AIDA Argentina, intitulado  "Una Revisión de la Constitucionalidad del Régimen de Supervisión de la Actividad Aseguradora Argentina".
 
A AIDA BRASIL foi representada pelo trabalho da Drª Luiza Moreira Petersen, membro da AIDA Brasil, intitulado "A prescrição e a decadência no contrato de seguro: a prescrição da pretensão do segurado e o aviso do sinistro". Segundo os organizadores,  a profundidade e a análise apurada da autora foram os fatores merecedores da premiação. Em entrevista,  a Drª Luiza  pôde nos explicar o seu trabalho.

Em resumo, o que foi defendido em seu trabalho? E a qual conclusão podemos chegar?

Drª Luiza Moreira PetersenO trabalho induz a uma reflexão a respeito do prazo prescricional e decadencial no contrato de seguro. A partir de uma análise da legislação e da jurisprudência brasileira, o artigo questiona qual seria o termo inicial do prazo prescricional da pretensão de cobertura securitária, assim como, se seria possível reconhecer a existência de um prazo (decadencial) para o aviso do sinistro.

À luz do Código Civil, uma interpretação possível seria considerar, como termo inicial do prazo prescricional da pretensão de cobertura securitária, a data da ciência, pelo segurado, da negativa ou omissão do segurador em indenizar ou, ainda, da ciência do pagamento parcial da indenização. Por outro lado, o conhecimento do sinistro pelo segurado poderia ser interpretado como termo inicial do prazo (decadencial) para o aviso do sinistro ao segurador.
 

Qual a importância do correto aviso de sinistro e da consequente regulação?

Drª Luiza Moreira Petersen: O aviso e a regulação do sinistro constituem etapas da execução do contrato de seguro. Com o aviso, o segurador toma conhecimento do sinistro e inicia o procedimento de regulação.  A sua importância reside em permitir que o segurador avalie o cabimento da indenização securitária e promova a liquidação e o pagamento desta. Além disso, torna possível a tomada das medidas necessárias para a minoração dos danos.

 
O trabalho será publicado na respeitada Revista Iberolatinoamericana de Seguros e o “Prêmio Cila” será entregue a Drª Luiza Moreira Petersen durante o Congresso Cila de 2017. A AIDA BRASIL parabeniza sua associada pela merecida conquista. 
 


  

 

 

Voltar