48ª EDIÇÃO - ABRIL/2023

O Ac. Antonio Westenberger
 assumiu a coordenação da
 Cátedra de Saúde.

 A Ac.Ana Paula Bonilha
 
assumiu a coordenação da
 Cátedra de Riscos Financeiros.

O Ac. Pedro G. Gonçalves
 assumiu a coordenação da
 Cátedra de Contrato do Seguro.

Dia 27 de abril, a ANSP realizou um debate com o tema “Responsabilidade Civil na cadeia de distribuição de produtos via Market Place”. A live foi apresentada pelo Diretor da instituição, Ac. Adilson Neri Pereira, e pelo Presidente, Ac. Rogério Vergara. Foi moderada pelo Ac. Felippe Paes Barretto, que é Coordenador da Responsabilidade Civil e contou com os debatedores Sra. Jessica Sousa, Ac. Carlos Josias Menna de Oliveira, Ac. Marcos Yoshida e o Ac. Mauricio Bandeira.

Confira!

Responsabilidade Civil


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Felippe Paes Barretto, se reuniu no dia 02 de março. Na ocasião, um dos temas colocados em pauta foi as Lojas Americanas - Discussão sobre a questão de responsabilidade dos vendedores que operam via market place das grandes redes e como uma eventual reclamação de RC Produtos seria tratada pelo mercado/vendedor/market place. Esse assunto também foi colocado em pauta no Café com Seguro realizado dia 27 de abril.

Ciências Atuariais


A Cátedra, coordenada pela Ac. Magali Zeller, se reuniu no dia 16 de março. Na ocasião, o grupo colocou em pauta a elaboração de um evento Café com Seguro, nas próximas reuniões a ideia será amadurecida. Outro ponto abordado foi a discussão preliminar envolvendo o desenvolvimento de um artigo, tratando do regramento da Provisão para Insuficiência de Prêmios/ Contraprestações - PIC.

Gerência de Riscos


A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 28 de março.  Na ocasião,com as boas-vindas a todos, o coordenador da cátedra, comunicou que foi feita uma apresentação sobre o Programa Riscos Governamentais ao representante do CNseg e as posições a serem aguardadas.

Gerência de Riscos


A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 26 de abril.  Na ocasião, o foi discutido sobre a agenda de 2023, os resultados do evento Café com Seguro e, também, os temas que deverão ser objeto de tratativas no ano 2023. Além disso, o coordenador informou sobre as apresentações do Projeto Riscos Governamentais ao Gaesi Usp e Instituto de Engenharia. 

Ciências Atuariais


A Cátedra de Seguro de Pessoas, coordenada pelo Ac. Magali Zeller, se reuniu no dia 27 de abril. Como resultado da reunião anterior, o tema eleito para o Café com Seguro será denominado como "Base Atuarial Idônea", visando a forma com que o assunto é submetido ao Judiciário. A discussão é bastante ampla, segregando várias ocorrências em que o conceito de idoneidade foi colocado em cheque.

Cátedra

Coordenador

Data

Agronegócio

Joaquim Neto

17/05 às 10h00

Ciências Atuariais

Magali Zeller

18/05 às 11h00

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio

24/05 às 15h30

Ciências Atuariais

Magali Zeller

22/06 às 11h00

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio

28/06 às 15h30

Expediente:
Presidente: Rogério Vergara
Diretor de Comunicações: João Alfredo Di Girolamo Filho 
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
Alameda Santos 2335 - 11º andar, conjunto 112
 Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01419-002
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.

WWW Instagram Facebook Linkedin Youtube