40ª EDIÇÃO - DEZEMBRO/2021

Pontos de observação e análise sobre as provisões atuariais

Assista!

Gerência de Riscos


A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 24 de novembro. Na ocasião, foi feita uma avaliação do Café com Seguros Gestão de Riscos e Dinâmica de Mercado e os Desafios do Cenário Atual e, também, foi apresentado pela Dra. Amanda Estancioni trabalho feito em colaboração com o Ac. Luis Cozac, consolidando toda a regulamentação vigente sobre Controles Internos, Gestão de Riscos, Auditoria Interna e Governança.

Ciências Atuariais

A Cátedra, coordenada pela Ac. Magali Zeller, se reuniu dia 08 de dezembro. Entre os vários assuntos discutidos, a coordenadora informou que partir do ano que vem as reuniões passaram a ser mensais, considerando que existe muita temática atuarial em discussão, incluindo o IFRS, Qualificação, Novas Normativas e ainda sobre os aspectos demográficos do mundo que tem relação direta com as premissas de longo prazo.

Previdência Fechada


A Cátedra de Previdência Fechada, coordenada pelo Ac. Sérgio Rangel, se reuniu no dia 14 de dezembro. O coordenador abriu a reunião fazendo uma saudação aos membros da cátedra, bem como agradecendo e valorizando a presença dos convidados. Após isso, o Ac. João Marcelo Carvalho realizou uma excelente exposição a respeito dos temas: “Contrato de dívida com Patrocinadores” e “Alteração de índice de atualização de benefícios” no ambiente das EFPCs.

Gerência de Riscos


A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 15 de dezembro.  No encontro virtual, dando continuidade à análise do evento Café com Seguro sobre o tema Gestão de Riscos e Dinâmica de Mercado e os Desafios do Cenário Atual, discutiu-se a possibilidade de um evento sobre a importância da Gestão de Riscos para grandes investimentos de ordem geral, enfatizando os aspectos relacionados à criação de coberturas adequadas aos respectivos sistemas de gestão.

Cátedra

Coordenador

Data

 Ciências Atuariais

Magali Zeller

08/02 às 11h00

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
Alameda Santos 2335 - 11º andar, conjunto 112
 Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 01419-002
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.