38ª EDIÇÃO - AGOSTO/2021

Live l Uma foto atualizada do Seguro
 Agrícola no Brasil e seus desafios

Confira!

 Live l Seguro Cibernético aplicado
Ransomware

Confira!

Riscos Financeiros


 A Cátedra, sob coordenação do Ac. Rogério Vergara, realizou uma reunião no dia 06 de julho. A reunião foi dedicada à CP SUSEP 24/21, revisão da nova circular SUSEP para o Seguro de Garantia. Foram lidas as cláusulas e comparadas com as circulares vigente (477/13) e anteriores aplicadas ao ramo de seguro de garantia. Foram estudadas as cláusulas e analisadas à luz de práticas de mercado com o objetivo de preparar uma proposta de encaminhamento de sugestões para a SUSEP. Os trabalhos foram compartilhados com o GNT de Garantias e Crédito da AIDA durante três reuniões realizadas em conjunto.

Saúde


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Josafá F. Primo, se reuniu no dia 12 de julho em conjunto com GNT de Saúde Suplementar da AIDA Brasil. Na ocasião, foi colocado em discussão a transparência na apuração do cálculo do reajuste de VCMH pelas operadoras; O Custo do plano x efetividade dos procedimentos - Educação x Empoderamento do beneficiário; As novas operadoras no mercado de saúde suplementar com foco na prevenção e gestão do risco- atenção primária à saúde, entre outros assuntos.

Gerência de Riscos

 
A Cátedra, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 21 de julho. Na ocasião, foi colocado em discussão a relação da Gestão de Riscos com o tema Open Insurance e discutiu-se a eleição de um tema a ser discutido em um Café com Seguro a ser tratado pelo grupo. Ficou decidido que as observações sobre as revisões da norma ISO 31000 serão discutidas na próxima reunião.

Previdência Fechada

 
A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sérgio Rangel, se reuniu no dia 28 de julho. Para abrir a reunião, o coordenador fez uma homenagem à memória do saudoso colega e ex-membro da cátedra Renato Follador, que infelizmente faleceu em junho de 2021, vítima de COVID-19. Abertos os trabalhos, recebeu-se o professor Mario de Oliveira do Laboratório de Matemática Aplicada (LabMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que coordena o projeto de Tábuas Biométricas firmado com a FENAPREVI.

Proteção ao Consumidor

 
A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sergio Zaveri, se reuniu dia 03 de agosto. O grupo voltou a falar do tema que já era pauta da reunião anterior: O impacto da resolução 382, sob a ótica do direito do consumidor à informação e o seguro de vida diante da pandemia. Foram abordadas as questões pendentes e pontuadas as ações já realizadas.

Ciências Atuarias

 
A Cátedra, coordenada pela Ac. Magali Zeller, se reuniu no dia 11 de agosto. Durante a reunião, foram apresentados os pontos relacionados ao último evento agradecendo a Simone Parre e a Lina Menezes. Além disso, foram discutidas as diversas mudanças que vem ocorrendo no segmento atuarial e ainda todas as novidades através dos grupos técnicos definidos pelo Instituto Brasileiro de Atuária.

Agronegócio 

 
A Cátedra, coordenada pelo Ac. Juliano Ferrer, se reuniu no dia 13 de agosto. O tema debatido na ocasião foi: Entraves e gargalos que dificultam o crescimento do setor e quais as soluções; tendências e perspectivas. O debate apontou para eventuais entraves ao crescimento do seguro agrícola, mesmo que seja presente e significativo o crescimento deste mercado nos últimos anos. A adequação de produtos para determinadas regiões do país e culturas específicas foi salientada como questão relevante para despertar no produtor rural o interesse pela contratação de garantia.

Gerência de Riscos

 
A Cátedra, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 25 de agosto. Aberta a reunião foi dada a palavra ao Ac. Luiz Macoto Sacamoto  que teceu uma série de comentários sobre as modificações introduzidas pela revisão da Norma ISO 31000, ora em andamento. Discutiu-se, também, os objetivos do conceito de Open insurance introduzido pela SUSEP, seus objetivos e abrangência.

Cátedra

Coordenador

Data

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio de Moura e Souza

22/09 às 09h30

Proteção ao Consumidor

Wagner Zaveri

05/10 às 09h00

Ciências Atuariais

Magali Zeller

06/10 às 11h00

Agronegócio

Juliano Ferrer

22/10 às 10h30

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio de Moura e Souza

27/10 às 9h30

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
 Avenida Paulista, 1294 - 4º andar, conjunto 4B
 Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-915
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.