36ª EDIÇÃO - ABRIL/2021

O Ac. Sérgio Hoeflich assumiu a coordenação da Cátedra de Educação.

O Ac. Sergio Nobre assumiu a vice-coordenação da Cátedra de Educação.

O Ac. Rogério Vergara assumiu a coordenação da Cátedra de Inovação e Gestão Operacional.

A Ac. Ana Rita Petraroli assumiu a coordenação da Cátedra de Seguros Inclusivos.

O Ac. Bento Zanzini assumiu a
 vice-coordenação das Cátedras de Seguros Inclusivos e Sustentabilidade.

 

Proteção ao Consumidor


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Wagner Zaveri, se reuniu no dia 08 de março.  O objetivo do encontro foi colocar em pauta os temas de trabalho da cátedra:  O impacto da resolução 382, sob a ótica do direito do consumidor à informação e  o seguro de vida diante da pandemia. Além disso, o grupo está estudando elaborar um Café com Seguro Live para abordar um tema com foco no consumidor com Tribunal de Justiça, PROCON e Reclame Aqui.

Agronegócio

A Cátedra de Agronegócio, coordenada pelo Ac. Juliano Ferrer, se reuniu nos dias 26 de março. Durante o encontro, o grupo debateu os temas: A fraude no seguro agrícola – práticas mais comuns detectadas e possíveis métodos de prevenção e combate; Risco Moral – práticas mais comuns detectadas e possíveis métodos de prevenção e combate/conscientização. Além disso, ficou definido a organização de um Café com Seguro no segundo semestre e a elaboração de artigos sobre temas pertinentes ao grupo.

Ciências Atuariais

A Cátedra de Ciências Atuariais, coordenada pela Ac. Magali Zeller, se reuniu no dia 14 de abril. O objetivo do encontro foi alinhar a organização de um Café com Seguro Live, direcionado a Saúde Suplementar,  que está previsto para o dia 16 de junho às 18h. O tema de debate será  "Longevidade frente ao Cononavírus - Reenquadramento etário e pacto intergeracional". Além disso, foi definido a agenda das próximas reuniões.

Responsabilidade Civil

A Cátedra de Responsabilidade Civil, coordenada pelo Ac. Felippe Paes Barretto, se reuniu nos dias 18, 25 e 31 de março e 05 de abril. Nos encontros, os membros da Cátedra se reuniram para estudar a respeito da consulta pública da SUSEP de nº 02/2.021, que tratava sobre o seguro de responsabilidades. Foram 4 de sessões com o intuito de contribuir com a autarquia e o nosso mercado na modernização do setor de seguros brasileiro, em face da nova norma a ser publicada em breve sobre o seguro de responsabilidade civil.

Gerência de Riscos

A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 28 de abril. O intuito da reunião foi abordar os temas: A promulgação da Nova Lei das licitações e a incorporação da gestão de risco no processo licitatório e a alteração do cenário decorrente da liberação de negociação entre segurados e seguradoras e a importância da gestão de riscos como instrumento balizador dessa negociação. A partir dos estudos dos membros, serão definidos os trabalhos a serem apresentados pelos integrantes da Cátedra.

Cátedra

Coordenador

Data

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio

26/05 às 09h30

Café com Seguro - Transporte

Paulo Henrique Cremoneze

08/06 às 18h00

Café com Seguro - Ciências Atuariais

Magali Zeller

16/06 às 18h00

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio

23/06 às 09h30

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
 Avenida Paulista, 1294 - 4º andar, conjunto 4B
 Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-915
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.