33ª EDIÇÃO - OUTUBRO/2020

Live l Resultado da Pesquisa Sobre o Seguro de Crédito Interno no Mercado Brasileiro

Confira!

 Live l Previdência
e Desigualdade
 Social

Confira!

 Live l  A Nova Era da
Contabilização dos Contratos
 de Seguros  - Visão Geral

Confira!

 

 Live  l A Nova Era da Contabilização dos Contratos de Seguros - Ferramenta

Confira!

 

 

Grandes Riscos


 A Cátedra, sob a vice-coordenação do Ac. Carlos Roberto De Zoppa,  realizou uma reunião no dia 03 de setembro. Na ocasião, foram discutidos os temas: Edital da SUSEP de Grandes Riscos e implicações com demais Cátedras e, também, demais temas a serem desenvolvidos na Cátedra. Quanto aos temas a serem desenvolvidos, foi comentado que o Management General Agent terá uma tendência de crescimento e o estudo desse modelo mereceria uma atenção.

Inovação e Gestão Operacional

 
A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sérgio Hoeflich, se reuniu no dia 14 de setembro.  O grupo recebeu como convidado especial o professor Yann Duzzert (FGV) que é um palestrante franco-brasileiro que vive entre o Brasil, Paris e Hollywood. O profº  apresentou a metodologia de Governança Colaborativa que viabilizou a estruturação do Laboratório de Inovação do Ministério Público Federal brasileiro.

Agronegócio

 
A Cátedra de Agronegócio, coordenada pelo Ac. Juliano Ferrer, se reuniu no dia 17 de setembro. Na ocasião, foram debatidos os seguintes temas: Abrangência do seguro agrícola no Brasil; Dificuldades na obtenção de informações históricas de produtividade e fenômenos climáticos e a importância do corretor de seguros especializado.

Inovação e Gestão Operacional

 A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sérgio Hoeflich, se reuniu no dia 05 de outubro. Na ocasião, o convidado André Garrido, que possui MBA em Gestão Estratégica de Riscos Corporativos pela FGV e é consultor da Marfrig, fez uma explanação sobre a sua recente experiência com excelentes resultados no desenvolvimento de atividade de pesquisa relativas ao meio ambiente e sustentabilidade realizada em parceria com a Embrapa.

Riscos Financeiros

A Cátedra de Riscos Financeiros, coordenada pelo Ac. Rogerio Vergara, se reuniu no dia 13 de outubro. Na reunião, foram discutidas as circulares em audiência pública que modificarão os seguros de danos. As duas circulares tratam de indicar as novas regras que se propõem para regular tanto seguros patrimoniais massificados quanto seguros patrimoniais e de riscos de engenharia para grandes riscos. Como a indicação de Grandes Riscos envolve indicadores objetivos díspares (em função do ramo) foi proposta a elaboração de um artigo da cátedra de forma a indicar em que grau podem ser afetados os seguros de riscos financeiros.

Ciência Atuarial

 A Cátedra de Ciência Atuarial, coordenada pela Ac. Magali Zeller, se reuniu no dia 14 de outubro. A coordenadora iniciou a reunião agradecendo a colaboração do Sr. Anderson em relação as Lives referente a experiência do IFRS-17 e informou que será programada uma live com a Cátedra de Saúde no mês de novembro sobre auditoria médica aplicada aos planos de saúde. Além disso, ficou acordado no grupo a produção de um artigo para o Boletim Opinião Acadêmica.

Gerência de Riscos

Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 27 de outubro. Durante o encontro, o tema Gestão de Riscos em seguradoras foi tratado incorporando os seguintes assuntos: Gestão de Riscos como fator influente no dimensionamento de capitais, elaboração de bancos de dados e consultas pública sobre Grandes riscos. Além disso, o Ac. Marcos Lucio foi incumbido de contatar as Cátedras Inovação e Grandes Riscos, para discutir os temas de forma conjunta.

Previdência Complementar Fechada


A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sérgio Rangel, realizou sua reunião no dia 29 de outubro. O intuito da reunião foi abordar a discussão a respeito do webinar realizado pela ANSP no dia 06/10, intitulado “Previdência e Desigualdade Social”, objetivando verificar a possibilidade de realização de outras ações similares. Além disso, definiram a programação da Cátedra para o ano de 2021, com os temas para os próximos eventos, linhas de pesquisa e metas de produção científica; entre outros assuntos. A reunião teve como convidado especial o Dr. Lúcio Capeletto, Diretor Superintendente da PREVIC.

Agronegócio

 
A Cátedra de Agronegócio, coordenada pelo Ac. Juliano Ferrer, reuniu no dia 30 de outubro. Depois de terem discutido a abrangência das coberturas no Brasil, assim com a dificuldade de as seguradoras obterem dados históricos para a análise de risco, nesta reunião foi abordada a questão da regulação de sinistros, com foco nas regras legais conflitantes e na expertise necessária dos reguladores. Por fim, foi analisada a jurisprudência majoritária nos Tribunais, quanto aos conflitos mais recorrentes do seguro agrícola.

Cátedra

Educação

Coordenador

Sergio Nobre

Data

09/11 às 15h

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

10/11 às 15h

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio de Moura e Souza

24/11 às 9h30

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

08/12 às 15h

Ciência Atuarial

Magal Zeller

09/12 às 11h

Educação

Sergio Nobre

14/12 às 15h

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
 Avenida Paulista, 1294 - 4º andar, conjunto 4B
 Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-915
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.