31ª EDIÇÃO - JUNHO/2020

Live l A Sociedade e a economia durante e pós COVID-19

Confira!

 Live l Consequências econômicas da pandemia no mercado de seguros

Confira!

 Live
Saúde Suplementar e COVID-19

Confira!

 Live 
 Inovação e Seguro

Confira!

Live l Força Maior em Contratos Públicos ou Privados e o Seguro Garantia

Confira!

 

 

Educação em Seguros e Inovação e  Gestão Operacional

A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sergio Nobre,  realizou uma reunião conjunta com a Cátedra de Inovação e Gestão Operacional, coordenada pelo Ac. Sérgio Hoeflich, no dia 11 de maio. Na ocasião, foi realizada a apresentação pelo Prof Nelson Albuquerque de uma metodologia para a certificação dos laboratórios de pesquisa em métodos quantitativos em gerenciamento de riscos. Foi destacada a relevância da metodologia utilizada em outros países na formação, especialização e certificação dos gestores de riscos, entre outros assuntos.

Riscos Financeiros

 A Cátedra, coordenada pela Ac. Rogério Vergara, se reuniu no dia 19 de maio.  O grupo realizou o encontro com o intuito de alinhar o lançamento da ideia do webinar sobre quebra de contrato por força maior, debates acadêmicos sobre legislação e amplitude temporal da inadimplência e  lista de consequências da inadimplência e potenciais reclamações de sinistros.

Gerência de Riscos

 
A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza se reuniu no dia 26 de maio. A pauta da reunião foi o desenvolvimento da crise da Covid-19 no Brasil e no mundo sob o enfoque da Gestão de Riscos. Como sugestão para orientar as discussões, foi apresentado um roteiro com base no processo de Gestão de Riscos. Durante quase três horas, os temas apresentados e diversa ideias foram debatidas.  As conclusões a que chegamos serão oportunamente apresentadas.

Riscos Financeiros

 A Cátedra de Riscos Financeiros, coordenada pelo Ac. Rogerio Vergara,  se reuniu no dia 09 junho para abordar a definição da programação do  Webinar; Decisão de compartilhamento com a cátedra de Contratos de Seguro. Aprofundamento do tema através de debates; Lista de abordagens complexas e tratamento acadêmico sobre as divergências publicadas sobre a existência ou não de Força Maior tendo como fato necessário a ocorrência da Covid-19.

Ciência Atuarial

A Cátedra de Ciência Atuarial, coordenada pela Ac. Magali Zeller, se reuniram no dia 10 de junho. A coordenadora iniciou a reunião ressaltando sobre a importância da Live para o posicionamento no mercado. Ficou definido que nas próximas 48h seriam enviadas via grupo do whatsapp a sugestão de temas com a definição dos participantes. Alguns dos tópicos sugeridos foram: operadoras e inadimplência dos novos contratos - operadoras certificadas; produto de hoje as dificuldades x novos produtos conjugados; entre outros.

Educação em Seguros e Inovação e  Gestão Operacional

A Cátedra de Educação em Seguros, coordenada pelo Ac. Sergio Nobre e a Cátedra de Inovação e Gestão Operacional, coordenada pelo Ac. Sérgio Hoeflich,  se reuniram no dia 15 de junho para ministrarem a segunda apresentação pelo Prof Nelson Albuquerque sobre a metodologia para a certificação dos laboratórios de pesquisa em métodos quantitativos em gerenciamento de riscos (IIPER). Foi novamente destacada a relevância da metodologia utilizada em outros países na formação, especialização e certificação dos gestores de riscos.  

Contrato do Seguro


A Cátedra, coordenada pela Ac. Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, realizou uma reunião dia  no dia 14 de maio e outra no dia 23 de junho.  O intuito das reuniões foram tratar da exclusão autorizada pela Susep, conforme lista de verificação da SUSEP e também na circular de Microsseguros; Alteração/Redução/Aumento de risco x prêmio; Inadimplemento Contratual e Seguro Garantia e Crédito; Além da Elaboração de artigo sobre Seguro de Vida e Covid-19: Laura Pelegrini e Inaldo Bezerra e Organização de webinar sobre impactos da Covid-19 em Seguros de Crédito e Garantia.

Saúde

 
A Cátedra de Saúde, coordenada pelo Ac. Josafá Ferreira Primo reuniu no dia 25 de junho para alinhar os desdobramentos do planejamento para o Café com Seguro 2020, que durante o isolamento social será em forma de Live, após tudo isso, possivelmente uma presencial. Além disso,  está no escopo a produção de artigos Acadêmicos da cátedra para 2020, os temas serão: “O resseguro na saúde suplementar”. “Desoneração das operadoras através do pagamento do sus as operadoras”.

Cátedra

Café Live l Ciência Atuarial

Coordenador

Magali Zeller

Data

01/07 às 18h

Educação

Sergio Nobre

06/07 às 15h

Café Live l Responsabilidade

Felippe Barretto

08/07 às 18h

Café com Seguro Live

Edmur de Almeida

13/07 às 18h

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

14/07 às 15h

Café com Seguro Live

Edmur de Almeida

22/07 às 18h

Contrato do Seguro

Marcia Cicarelli

06/08 às 10h

Educação

Sergio Nobre

10/08 às 15h

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

11/08 às 15h

Ciência Atuarial

Magal Zeller

11/08 às 15h

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
 Avenida Paulista, 1294 - 4º andar, conjunto 4B
 Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-915
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.