29ª EDIÇÃO - FEVEREIRO/2020

Saúde

A Cátedra, coordenada pelo Ac. Josafá Ferreira Primo, se reuniu no dia 28 de janeiro em São Paulo. O grupo realizou o encontro com o intuito de alinhar o planejamento de 2020. Foram colocadas em pauta as tratativas dos Cafés com Seguro previstos para esse ano e, também, a definição da produção de artigos Acadêmicos que já têm os temas pré-definidos: “O resseguro na saúde suplementar” e “Desoneração das operadoras através do pagamento do sus as operadoras “.

Educação e Inovação

A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sergio Nobre, que na ocasião foi coordenada pelo vice-coordenador, Ac. Sérgio Hoeflich e a Cátedra de Inovação e Gestão Operacional, coordenada por Hoeflich, se reuniram dia 10 de fevereiro. O objetivo da reunião foi alinhar o planejamento de 2020 e definir a agenda das próximas reuniões. Entre os itens da pauta, estavam a produção de artigos Acadêmicos, desenvolvimento de Cafés com Seguro e, também, possíveis parcerias com instituições de ensino para disseminação da cultura do seguro.  A cátedra de inovação e operações discutiu sobre editais da FAPESP e da SUSEP sobre o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação. Foi apresentado o aplicativo inspect pro que oportunamente poderá ser util para carteira de property. Será ampliada a parceria com o Mackenzie com a integração da liga do agronegócio, grupo dedicado a pesquisa e desenvolvimento de novos negócios para agro-indústria.
Além da participação de representante do Mackenzie, do cetuc PUC Rio, da escola de negócios e seguros também foram discutidas as novas possibilidades de Negócios em Seguros para atender a demanda dos operadores econômicos autorizados - um regime especial do Comércio Exterior que atende aos acordos de reciprocidade do Brasil com a comunidade Internacional.

Riscos Financeiros

O Ac. Rogério Vergara, coordenador da Cátedra, se reuniu no dia 11 de fevereiro. Na ocasião, foi apresentada a pauta ordinária das próximas reuniões: O projeto de Lei 1292/95 - acompanhamento até que seja sancionado; os Estudo de Editais a partir de 2019; PGFN e a execução antes do transito em julgado de garantias; a análise e estudos de normativos relacionados aos seguros de riscos financeiros, Garantia, Crédito e fiança locatícia e o acompanhamento de projetos de infraestrutura, editais, participantes e resultados.

Ciência Atuarial

A Cátedra, coordenada pela Ac. Magali Zeller, realizou sua última reunião do ano dia 12 de fevereiro.  O objetivo do encontro foi colocar em pauta as tratativas dos Cafés com Seguro que está previsto para acontecer esse ano. O primeiro terá como tema IFRS 17 IFRS 17 – A Nova Era da Contabilização dos Contratos de Seguros e o segundo será sobre a atuária do futuro e perícia atuarial. Em breve mais informações sobre os eventos organizados pelo grupo.

Cátedra

Gerência de Riscos

Coordenador

Marcos Lúcio de Moura

Data

03/03 às 9h30

Educação

Sergio Nobre

09/03 às 15h

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

10/03 às 15h

Café com Seguro

Voltaire Marensi

11/03 às 8h30

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio de Moura

31/03 às 9h30

Ciência Atuarial

Magali Zeller

08/04 às 11h

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

14/04 às 15h

Educação

Sergio Nobre

23/04 às 15h

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
 Avenida Paulista, 1294 - 4º andar, conjunto 4B
 Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-915
Telefones (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.