32ª EDIÇÃO - AGOSTO/2020

Encontro de Coordenadores e Vices de Cátedras

No último dia 28, a diretora de Cátedras, Acadêmica Marcia Cicarelli, realizou o Encontro de Coordenador e Vices das Cátedras. A reunião, que aconteceu de forma virtual, teve como pauta a apresentação de todos os coordenadores e vices das Cátedras e, também, a discussão sobre os principais objetivos de cada Cátedra e método de trabalho.

Ac. Eduardo Toledo

Assume a coordenação da Cátedra
 de Resseguros

Ac. Rogério Vergara

Assume a vice coordenação da Cátedra
de Tecnologia e Cyber Risks

 Live 
 Futuro da Saúde Suplementar do ponto de vista atuarial

Confira!

 

 

Live
 Responsabilidade Civil: Antes, Durante e
Pós COVID

Confira!

Educação em Seguros e Inovação e  Gestão Operacional

A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sergio Nobre,  realizou uma reunião conjunta com a Cátedra de Inovação e Gestão Operacional, coordenada pelo Ac. Sérgio Hoeflich, no dia 06 de julho. Na ocasião, foi realizada a avaliação da apresentação pelo Prof Nelson Albuquerque da metodologia para a certificação dos laboratórios de pesquisa em métodos quantitativos em gerenciamento de riscos. Além disso, foi abordado sobre a elaboração artigos para a composição do e-book de 2020 da ANSP, entre outros assuntos.

Previdência Fechada

 
A Cátedra de Previdência Fechada, coordenada pelo Ac. Sérgio Rangel se reuniu no dia 05 de agosto. A pauta da reunião foi o Convênio de cooperação técnica firmado entre a FENAPREVI e a ABRAPP, Status da Tábua BR-EMS versão 2020 e ILS e Resseguro direto com as EFPCs. Ao final da reunião, o coordenador da cátedra reforçou necessidade dos membros produzirem conhecimento, por meio de artigos técnicos, para serem submetidos ao e-book da ANSP. 

Educação em Seguros e Inovação e  Gestão Operacional

 
A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sergio Nobre, realizou uma reunião conjunta com a Cátedra de Inovação e Gestão Operacional, coordenada pelo Ac. Sérgio Hoeflich, no dia 10 de agosto com o intuito de ressaltar o direcionamento da Cátedra de Educação para oferecer apoio acadêmico junto ás Universidades Corporativas para a promoção das melhores práticas e incentivar a cultura junto aos centros de educação nos três níveis. Além disso, foi abordada a importância da APTS na formação técnica dos profissionais.

Riscos Financeiros


A Cátedra, coordenada pela Ac. Rogério Vergara, se reuniu nos dias 14 de julho e 11 de agosto para alinhar os assuntos relacionados ao Café com Seguro Live com o tema "O resultado da pesquisa sobre o Seguro de Crédito Interno no mercado brasileiro" que acontecerá dia 16 de setembro às 18h no canal da ANSP no Youtube.

Contrato do Seguro


A Cátedra, coordenada pela Ac. Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, realizou uma reunião dia  no dia 12 de agosto. O encontro teve como objetivo abordar as considerações Felipe Name Francisco e Rogério Vergara sobre a Circular 605 da SUSEP; Circular SUSEP 382 –  por Simone Vizzani e Rogério Vergara e  o Edital de Consulta Pública SUSEP n. 16/2020 – Marcia Cicarelli. Além disso, ficou definido o dia da próxima reunião: 25 de agosto.

Ciência Atuarial


A Cátedra, coordenada pela Ac. Magali Zeller, realizou uma reunião dia 12 de agosto com o intuito de alinhar a elaboração de um Café com Seguro Live que abordará o tema " IFRS 17 IFRS 17 – A Nova Era da Contabilização dos Contratos de Seguros". O evento será divido em duas lives, a primeira está agendada para dia 14 de outubro  às 18h no canal da ANSP no Youtube.

Agronegócio

 
A Cátedra de Agronegócio, coordenada pelo Ac. Juliano Ferrer, se reuniu no dia 14 de agosto para a apresentação do novo coordenador para os membros da Cátedra e, também, foi realizada a exposição dos projetos realizados pela gestão anterior e a definição sobre a sequência de trabalhos. A próxima reunião será realizada em setembro e abordará a abrangência no seguro agrícola no Brasil.

Contrato do Seguro

 
A Cátedra de Contrato do Seguro, coordenada pela Ac. Márcia Cicarelli, se   reuniu no dia 21 de agosto. A coordenadora fez uma apresentação inicial sobre os principais objetivos da nova norma. Os participantes analisaram artigo por artigo da Consulta Pública n. 16/2020, incluindo as sugestões e comentários pertinentes.

Gerência de Riscos

 
A Cátedra de Gerência de Riscos, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 25 de agosto para tratar de assuntos como o alinhamento de um evento com o tema "Gestão de Riscos em atividades governamentais", o Ac. Andrés Holownia, membro dessa Cátedra, disponibilizou alguns trabalhos  por ele apresentados em eventos do RIMS e da Alarys para que sejam utilizados pela Cátedra em seus projetos e, também, foi comunicado aos participantes que o artigo sobre "Gestão de Riscos e a gestão da crise da Covid-19" foi recebido pela Academia para publicação no próximo E-book.

Cátedra

Coordenador

Data

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

08/09 às 15h

Educação

Sergio Nobre

14/09 às 15h

Café Live l Riscos Financeiros

Rogério Vergara

16/09 às 18h

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio

22/09 às 9h30

Educação

Sergio Nobre

05/10 às 15h

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

13/10 às 15h

Ciência Atuarial

Magali Zeller

14/10 às 11h

Café Live l Ciência Atuarial

Magali Zeller

14/10 às 18h

Gerência de Riscos

Marcos Lúcio

27/10 às 9h30

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
 Avenida Paulista, 1294 - 4º andar, conjunto 4B
 Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-915
Telefone (11) 3335-5665
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.