28ª EDIÇÃO - DEZEMBRO/2019

Ac. Luiz Felipe Cozac

Assume a vice-coordenação
 da Cátedra de Gerência de Riscos  

Ac. Sandra Regina Odeli 

Assume a vice-coordenação
da Cátedra de Ciência Atuarial

Ac. Sérgio Hoeflich

Assume a coordenação da Cátedra
de Inovação e Gestão Operacional

Inovação e Atuária

No último dia 06, em São Paulo, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou o Café com Seguro que colocou em pauta “Inovação e Atuária”. O evento teve como objetivo apresentar ao mercado a inovação e proteção como ferramentas consolidadas de conhecimento analítico e atuarial para os mercados de Saúde, Seguros, Previdência, Capitalização e Resseguros...Leia mais

Agronegócio e Seguro

Dia 26 de novembro, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou o Café com Seguro que colocou em pauta “Agronegócio e Seguro”. O tema tem sido discutido no âmbito da Cátedra de Agronegócio, com ênfase para os desafios do seguro: garantir conquistas, assegurar resultados e viabilizar crédito aos produtores brasileiros. O evento aconteceu no auditório do Sindseg SP em São Paulo... Leia mais

Gerência de Riscos

A Cátedra, coordenada pelo Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu no dia 06 de novembro em São Paulo. O objetivo da reunião foi discutir o evento Trade Off entre Gestão de Riscos e Dimensionamento de Capital, a apresentação da proposta de estudo de Risco Regulatório por Ellen Mary e a apresentação de temas para discussão, entre eles "bando de dados ou banco de dados", impacto do rol de procedimentos, entre outros.  

Responsabilidade Civil

Coordenada pelo Ac. Felippe Moreira Paes Baretto,  a Cátedra se reuniu no dia 21 de novembro para abordar a Medida Provisória 904 de 11/11/2.019 – Extinção do DPVAT/DEPEM, a Medida Provisória nº 905 de 11/11/2.019 (relevância/urgência/atividade regulamentada), Jurisprudência – Decisão do Supremo Tribunal Federal condena Empregador a indenizar empregado mesmo sem culpa (responsabilidade objetiva) e  o planejamento  de 2020.

Educação em Seguros

A Cátedra, coordenada pelo Ac. Sergio Nobre, que na ocasião foi coordenada pelo vice-coordenador, Ac. Sérgio Hoeflich, se reuniu dia 11 de novembro para abordar a cooperação educacional da ANSP com a Associação Brasileira de Gerência de Riscos - ABGR e o Convênio de Cooperação Educacional com a Escola de Negócios e Seguros (ENS). Além disso, ficaram definidas as ações da Cátedra para o próximo ano, umas delas será a continuação do convênio com a Universidade Mackenzie, que tem registrado evolução.

Gerência de Riscos

O Ac. Marcos Lúcio de Moura e Souza, coordenador da Cátedra,   se reuniu  com o grupo no dia 03 de dezembro para alinhar o evento Trade Off Gestão de Riscos x Capital de Seguradoras - Avaliação da atuação durante 2018, ficou definido que o evento será realizado na segunda quinzena de março/2020. Além disso, foi realizada a apresentação do tema Gerência de Riscos - Histórico e Evolução e de temas diversos.

Riscos Financeiros

O Ac. Rogério Guede Vergara, coordenador da Cátedra, se reuniu no dia 10 de dezembro para alinhar  a realização de um Café com Seguro no primeiro trimestre do próximo ano. Além disso, o grupo irá realizar um debate no Sincor para tratar da Circular 577/2018. O objetivo do encontro será estruturar uma solução de mercado para contrato público de mão de obra continuada. E, junto a ABGR, farão uma proposta para debater a Nova Lei de Licitações às Empresas Públicas do Setor Elétrico.

Saúde

A Cátedra, antes coordenada pelo Ac. Jorge Abel Peres Brazil, passou a ser coordenada pelo Ac. Josafá Ferreira Primo.  O grupo se reuniu dia 13 de dezembro para debater o plano de trabalho da Cátedra para realização de dois Cafés com Seguro com os temas: "Envelhecimento da carteira na Saúde Suplementar" e "Sub-rogação de Direitos para o ressarcimento de perdas nos contratos da Saúde Suplementar" e a elaboração de artigos para o Boletim Opinião Acadêmica.

Ciência Atuarial

A Cátedra, coordenada pela Ac. Magali Zeller, realizou sua última reunião do ano dia 17 de dezembro. O encontro  teve o intuito de colocar em pauta o  balanço do desenvolvimento da Cátedra em 2019 e o plano de desenvolvimento da cátedra em 2020, a escolha das áreas de estudos mais relevantes; os detalhes para elaboração de Café com Seguro ou Fórum no 1º semestre e a forma de envolvimento dos estudantes de atuária, atuários e acadêmicos na Cátedra.

Cátedra

Saúde

Coordenador

Josafá Ferreira Primo

Data

28/01 às 9h

Educação

Sergio Nobre

10/02 às 15h

Riscos Financeiros

Rogério Vergara

11/02 às 15h

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
 Avenida Paulista, 1294 - 4º andar, conjunto 4B
 Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-915
Telefones (11) 3661-4164 ou (11) 3333-4067
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.