24ª EDIÇÃO - ABRIL/2019

Acadêmicos, corretores e seguradoras debatem Seguro de Crédito Interno no mercado brasileiro

O Café com Seguro que aconteceu na última terça-feira (23), promovido pela Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP no auditório do SindsegSP, trouxe especialistas que -debateram a adoção do seguro de crédito como instrumento de transferência de risco pelas empresas brasileiras. O debate foi entorno das premissas adotadas pelo primeiro trabalho acadêmico que busca lançar luz sobre os motivos da baixa contratação do produto por empresas.

Educação em Seguros

No dia 11 de março foi realizada a reunião da Cátedra de Educação em Seguros coordenada pelo Acadêmico Sergio Nobre. Na ocasião, foi colocado em pauta as tratativas do convênio de Cooperação Educacional da ANSP com a "Escuela de Seguros Chile". Além disso, foi abordado a possibilidade de um convênio com LAR - Laboratório de Análises Atuariais da Universidade de Alfenas.

Ciências Econômicas do Seguro

A Cátedra de Ciência Econômicas do Seguro, coordenada pelo Acadêmico Francisco Galiza   se reuniu no dia 12 de março para discutir temas que poderiam resultar em um debate num futuro Café com Seguro. Os participantes irão elaborar um reunir informações e analisarem possíveis palestrantes para apresentarem à diretoria da ANSP a fim de formalizar o evento.

Gerência de Riscos

O coordenador da Cátedra de Gerência de Riscos, Acadêmico Marcos Lúcio de Moura e Souza, se reuniu com o grupo no dia 13 de março. O encontro ressalto as realizações dos catedráticos, como o projeto de melhorias para o Seguro Saúde utilizando-se de técnicas de Gestão de Riscos, a formação de um grupo responsável por definir as bases de um Café com Seguro, entre outros feitos.

Ciência Atuarial

No dia 19 de março, às 11h, a Cátedra de Ciência Atuarial, coordenada pela Acadêmica Magali Zeller, se reuniu por webex com objetivo de ressaltar a necessidade da definição do tema do Café com Seguro programado para o próximo mês. Na ocasião, foi reforçada a importância do tema: "Previdência Social e os impactos sob o aspecto atuarial" para elaboração de um evento no 2º semestre.

Seguro de Danos: Responsabilidade

A Cátedra coordenada pelo Acadêmico Felippe Paes Baretto, teve, na ocasião, a coordenação do Acadêmico Mauricio Bandeira. A reunião foi realizada dia 20 de março com o objetivo de formatar temas para serem debatidos em Cafés com Seguro. Os sinistros mais recentes das mineradoras será um dos temas analisados pelo grupo, outro tema é a responsabilidade civil da Escola e/ou outros agentes.

Previdência Complementar Aberta

Coordenada pelo Acadêmico Wagner Balera, a Cátedra de Previdência Complementar Aberta realizou uma reunião no dia 02 de abril. Os assuntos colocamos em pauta foram: reinstalação da Comissão para o ano de 2019; a periodicidade das reuniões e a sua dinâmica; o planejamento do desenvolvimento dos temas para estudo e das atividades da Cátedra; entre outros.

Inovação e Gestão Operacional

Coordenada pelo Acadêmico Fernando Silveira Filho, a Cátedra, antes chamada de Gestão Opera-cional Administrativa, recebeu a sugestão da nova nomenclatura, Inovação e Gestão Operacional, durante a reunião realizada dia 02 de abril. A mudança, que foi aprovada em reunião de dire-toria, foi dada pelo entendimento que a Cátedra poderá ampliar seu escopo e  a contribuição ao agregar atividades com o assunto Inovação.

Educação em Seguros

No dia 8 de abril, a Cátedra de Educação em Seguros, coordenada pelo Acadêmico Sergio Nobre, realizou mais uma reunião. Na ocasião, foi colocado em pauta os desdobramentos do convênio com a "Escuela de Seguros de Chile", e foi reforçado o objetivo da realização de um Café com Seguro nos próximos meses com o tema "Formação do profissional de Seguros".

Seguro de Danos: Riscos Financeiros

Nos últimos dois meses, a Cátedra de Seguro de Danos: Riscos Financeiros, coordenada pelo Acadêmico Rogério Vergara, se reuniu duas vezes. Os assuntos colocados em pauta foram em torno da organização do Café com Seguro que aconteceu no dia 23 de abril.

Seguro de Danos: Responsabilidade

Coordenada pelo Acadêmico Fellipe Moreira Paes Baretto, a cátedra de Responsabilidade realizou sua reunião dia 17. O intuito do encontro foi discutir os desdobramentos do Café com Seguro, assim como a evolução jurídica da legislação ambiental e a indústria de seguros; sustentabilidade: convergência com o mundo corporativo e desafios para indústria de seguros, entre outros.

Ciência Atuarial

No dia 23, a coordenadora da Cátedra de Ciência atuarial, Acadêmica Magali Zeller, realizou mais uma reunião, que, na ocasião, foi feita via webex. O intuito do encontro foi discutir a extensão do termo a ser celebrado entre o IBA e a ANSP. Em seguida, foi colocado a questão da produção de artigos, cujas as minutas seriam distribuídas entre os membros da cátedra para recepção e sugestões.

Saúde

A Cátedra de Saúde, coordenada pelo Acadêmico Jorge Abel Peres Brazil, se reuniu no último dia 25.  O intuito do encontro foi colocar em discussão a aprovação do  Café que o grupo realizará no próximo semestre. A princípio, o tema definido para o evento foi: Longevidade/Gerentologia na Saúde. O grupo se reunirá no próximo mês para estruturar o escopo do evento.

Expediente:
Presidente: João Marcelo dos Santos
Diretor de Comunicações: Rafael Ribeiro do Valle
 Produção: Oficina do Texto | Jornalista responsável: Paulo Alexandre

Academia Nacional de Seguros e Previdência
 Avenida Paulista, 1294 - 4º andar, conjunto 4B
 Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01310-915
Telefones (11) 3661-4164 ou (11) 3333-4067
www.anspnet.org.br

©2018 Academia Nacional de Seguros e Previdência. Todos os direitos reservados.